Empresa lança cozinheira eletrônica adaptada para pessoas cegas

A empresa Aidia desenvolveu uma Cozinheira Eletrônica que facilitará muito a vida dos deficientes visuais pois processa os pratos de forma automática e plenamente acessível, conforme explicou o representante da empresa, Jose Hernández.

Trata-se de um equipamento portátil que informa todas as opções e etapas de operação por meio de síntese de voz. >A cozinheira é capaz de realizar até mil receitas diferentes e as únicas funções que não executa são as de picar e fritar.

Hernández destacou a facilidade de seu manuseio, uma vez que o aparelho conta com um sistema de comando de voz e teclas de função com relevo em braile.

O equipamento possue uma dispensa em que são colocados todos os ingredientes do prato que se deseja preparar, feito isso basta programar a hora em que o prato deve estar pronto e a cozinheira se encarrega de todo o resto… Prático não?! Acredito que já começa a ficar mais claro o porque sua procura não se restringe aos deficientes visuais, aliás, desde o lançamento, os videntes são os maiores consumidores do eletro doméstico, pois o design, como podemos notar, é de uma acessibilidade inclusiva.

O sistema de cozimento se dá mediante temperaturas que nunca superam os 100 graus, o que garante que os alimentos mantenham suas proteínas e vitaminas. Além disso, foi desenhado para ser um aparelho seguro, são praticamente nulas as chances de provocar acidentes entre os que o utilizem, já que nunca queima e tampouco ocasiona cortes.

A cozinheira é capaz de combinar diferentes receitas de um mesmo prato, se adaptando ao gosto do usuário, que pode determinar os ingredientes e o tempo de preparo. Dispõe de 21 programas diferentes de cozimento e seu custo é de 700 euros, cerca de R$ 1.800,00 (Mil e oitocentos Reais).

Acompanham a versátil cozinheira, manuais e livro de receitas impressos tanto em tinta quanto em Braille e uma mídia com a versão digital dos mesmos para atender a necessidade de todos, sejam deficientes ou não.

Autor: Léo Filho

O internacionalista e advogado Léo Filho tem se dedicado a causa das pessoas com deficiência, atuando na divulgação e defesa de seus direitos. Enxerga na tecnologia uma grande aliada para a construção de um mundo mais acessível, de uma sociedade em sintonia com o ideal da inclusão.

Deixe um comentário