SARA, Um Scanner Especial para Deficientes Visuais

O equipamento para digitalização e leitura da Freedom Scientific (SARA) é um leitor autônomo com a função de ajudar pessoas com deficiência visual a ler documentos impressos. SARA pode ser usado para ler quase tudo, incluindo cartas, documentos, revistas, livros encadernados ou brochuras, e muito mais.

O aparelho usa a mais recente tecnologia para o reconhecimento e leitura de caracteres de uma maneira clara, e uma voz quase humana, sintetizada de uma forma límpida, sem desapontar os ouvidos mais exigentes.

O SARA tem uma série de funções que lhe permitem customizar a leitura. Um drive de CD/DVD incorporado lhe permite ler os seus livros favoritos que estejam guardados nesse tipo de mídia. SARA também reconhece livros DAISY (Digital Accessible Information System).

É tão simples usar o SARA, que fica praticamente a funcionar quando o retiramos da embalagem.

O equipamento dispõe de:

– 36 vozes masculinas e femininas e 35 idiomas principais, incluindo Português do Brasil e mais 16 dialetos.

– Painel de botões coloridos com símbolos tácteis e formas que demonstram para que serve cada botão.

– Menus fáceis de navegar onde se pode controlar a digitalização e leitura.

– Auto Falantes estéreos incorporados para oferecer uma boa qualidade de som.

– Voz RealSpeak com possibilidade de alterar as definições de velocidade de leitura e volume, bem como soletrar palavras para um melhor entendimento sobre o que está a ser lido.

– Ledor e gravador interno de DVD/CD-RW que lhe permite ler livros gravados num CD ou DVD. Pode ainda gravar seus livros em um CD virgem.

Possue, ainda, saída para monitor de um computador, para uma imagem
ampliada das letras como complemento da leitura para pessoas com baixa visão, saídas para fones de ouvido e porta USB.

Os cegos e surdos-cegos têm a opção adicional de suporte Braille. Basta ligar um display Braille na porta USB do SARA, e qualquer documento digitalizado pode ser lido nesse sistema de escrita e leitura tátil.

Restrições:

SARA não lê letras cursivas (escritas à mão ou cópias de letras escritas a mão). Por exemplo, se houver uma assinatura escrita em uma carta a computador, o aparelho lê a carta mas não a assinatura. Da mesma forma que, se a assinatura estiver por cima de algumas letras, como por exemplo por cima de “Cordialmente”, a palavra não será lida de forma correta.

SARA pode ter problemas a ler alguns outros tipos de letra, a depender da formatação, pois muitas das vezes são usadas bordas à volta do texto para o identificar como título, ou o deixar em relevo. Por isso, é frequente o SARA ignorar texto bastante próximo de linhas verticais ou horizontais, oo ainda palavras delimitadas totalmente com linhas ou bordas. Por exemplo, poderá ter dificuldade em ler tabelas de resultados desportivos ou tabelas de promoções no supermercado. Mesmo que o SARA leia grande parte do texto corretamente, pode ser difícil determinar o significado da frase.

Veja a demonstração

Valor do SARA: $ 2.800,00 (dois mil e oitocentos Dólares), cerca de R$ 5.000,00 (cinco mil Reais).

Fonte: Freedom Scientific

Autor: Léo Filho

O internacionalista e advogado Léo Filho tem se dedicado a causa das pessoas com deficiência, atuando na divulgação e defesa de seus direitos. Enxerga na tecnologia uma grande aliada para a construção de um mundo mais acessível, de uma sociedade em sintonia com o ideal da inclusão.

4 comentários em “SARA, Um Scanner Especial para Deficientes Visuais”

  1. Gostaria de comprar o aparelho, minha esposa é deficiente visual total.
    Será que no Brasil tem representante?
    Procurei na net e não achei.
    Alguem sabe me dizer?

Deixe um comentário